terça-feira, 30 de junho de 2009

Planeje seu negócio



Planejamento é tudo na vida. Como já dissemos nos posts sobre marketing e buscas, sem ele seu negócio corre o risco de naufragar – e os pequenos e micro empresários, no Brasil, são os que mais sofrem para colocar um negócio em pé.
Quem serão os meus clientes e/ou qual o público-alvo da minha empresa. São pessoas físicas? Qual seu sexo, idade, renda? São pessoas jurídicas? Qual o porte da empresa, sua área de atuação, localização?
Como vou atender às necessidades do meu público-alvo? Quais são os principais diferenciais dos produtos e/ou serviços que ofereço?
Qual o tamanho do meu mercado? (nesta hora pesquisas profundas no IBGE e outras fontes de informação pública, como o CGI são utilíssimas.
Onde moram os meu potenciais clientes? Eles têm o hábito de comprar os produtos e/ou serviços que quero oferecer?
Quando os meus potenciais clientes compram?
Quem são os meus concorrentes (diretos e indiretos)? Avalie seus pontos fortes e fracos (dos concorrentes).
Como vou me comunicar com meus clientes (rádio, jornal, panfletos, internet) e quanto isso custa?
Avalie os preços praticados atualmente no mercado.
Qual é o melhor ponto para o meu negócio? (Sim, mesmo num e-commerce, o ponto importa. Está perto de uma agência dos Correios? Tem espaço para estoque?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário