sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Aquisição do Grupo Buscapé - Maior venda da internet brasileira


SÃO PAULO - A companhia de mídia Naspers anunciou hoje, em comunicado ao mercado, a aquisição do comparador de preços mais usado no Brasil e um dos líderes do setor na América Latina, o BuscaPé.

O grupo de origem sul africana vai pagar US$ 342 milhões para ficar com 91% dos papéis do BuscaPé, o que projeta um valor de mercado de mais de US$ 370 milhões para o comparador brasileiro.

Em nota emitida para o mercado de ações, a Naspers afirma que fechou a compra pois deseja ampliar sua presença no setor de comércio eletrônico. “O BuscaPé nos garante operações em rápido crescimento e sua atividade está em linha com nossa estratégia de negócios de investir em mercados emergentes”, disse o comprador em nota enviada à bolsa de valores americana Nasdaq.

"O BuscaPé é o parceiro ideal pois é uma das poucas empresas sólidas neste setor (comparação de preços) e tem grande potencial de crescimento”, disse o CEO da Naspers, Hein Brand, em nota ao mercado.

Segundo a Naspers, a compra será financiada com recursos próprios e os atuais diretores do BuscaPé continuarão a trabalhar na empresa.

Criado por um grupo de estudantes da USP em 99, a empresa liderada por Romero Rodrigues sobreviveu a quebradeira pós-bolha da internet no início do ano 2000, tornou-se líder em comparação de preços no Brasil e passou a disputar este mercado nos países da América Latina.

Em 2006, o BuscaPé comprou o BondFaro, então seu principal competidor no Brasil, e, um ano depois, fechou a aquisição da eBit, empresa especializada em pesquisas e análise de comércio eletrônico.

Com mais de 320 mil lojas cadastradas e 100 milhões de produtos em seu banco de dados, o BuscaPé é o mecanismo de comparação de preços utilizado por mais de 100 portais na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário